terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

DESAFIO: 79 º DIA!

 
 
79 º DIA
 
PASSAGEM EXPANDIDA 2 CORÍNTIOS 11
 
 
OS SERVOS OCULTOS DE DEUS
 
 
2 CORÍNTIOS 11:21, 23-30
 
 
21   Eu não deveria admitir, mas não tenho estômago para ver isso..
 
21, 23       Uma vez que vocês admiram tanto os egomaníacos do púlpito (aqui é o velho amigo de vocês, o tolo, falando), deixem-me esclarecer uma coisa. Eles se gabam de ser hebreus, israelitas, a raça pura de Abraão? E daí? Eu também sou. Eles são servos de Cristo? Sou muito mais. (Nem acredito que estou dizendo isso. É loucura falar desse modo. Mas, já que comecei, agora vou terminar.)
 
23-27       Ora, trabalhei muito mais do que eles, fui muitas vezes encarcerado, fui espancado mais do que posso contar e, em vários momentos, estive às portas da morte. Cinco vezes levei as trinta e nove chibatadas dos judeus, três vezes espancado pelos romanos, uma vez fui apedrejado. Nafraguei três vezes e fiquei um dia e uma noite perdido no mar. Em viagens difíceis, ano após ano, tive de atravessar rios, enfrentar ladrões, lutar com amigos e inimigos. Estive em risco na cidade, em risco na zona rural. Estive em risco na cidade, em risco na zona rural. Enfrentei perigo sob o sol do deserto e em tempestades no mar. Também fui traído pelos que pensei ser meus irmãos. Sei o que trabalhar duro, passar noites longas e solitárias sem dormir, já fiquei muito tempo sem comer, sofri frio e com falta de agasalho.
 
28-29      E a lista ainda nem chegou à metade, porque ainda temos as pressões diárias e as ansiedades por causa das igrejas. Quando alguém chega ao fim de linha, sinto dor nos ossos. Quando alguém cai no pecado, um fogo queima minhas entranhas.
 
30          Se tenho de ''gabar'' a mim mesmo, vou me gabar das humilhações que me tornam semelhante a Jesus.
 
 
LEIA
 
Leia a passagem lentamente e em voz alta, tendo em mente que os coríntios tinham preferência por pregadores astutos.
 
 
PENSE
 
Que tipo de servos (que ensinam ou falam sobre assuntos espiritual) você prefere os animados, os brincalhões, os serenos servos ou os servos de Deus ocultos, sofredores e desconhecidos?
 
Paulo era o segundo tipo. Naqueles dias, eles não conheciam como o conhecemos hoje-- o grande apóstolo Paulo que escreveu quase a metade do Novo Testamente. Talvez ele não tenha sido um cidadão popular assim.
 
Leia a passagem mais uma vez, silenciosamente. Se você tivesse que admirar o apóstolo Paulo, que assunto lhe faria admirá-lo?
 
 
ORE
 
Peça a Deus discernimento (não julgamento) sobre quais de Seus servos podem ser seguidos. Peça a Deus grande satisfação de servi-Lo, independentemente do estresse que aquele serviço possa causar.
 
 
VIVA
 
Busque hoje uma oportunidade de sentir o desespero de alguém que esteja no fim de suas esperanças ou de sentir-se muito triste por alguém que esteja enganado no pecado. Faça um esforço de chorar por aqueles que choram e de se alegrar com os que se alegram.
 
 
 
(Extraído do Livro: Solo-A Mensagem: Solo Novo Testamento- Eugene H. Peterson, Jan Johnson, J.R. Briggs, Katie Peckham)
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário