quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

CARTAS PERFUMADAS PRA VOCÊ- 18.12.2013





Salvador, 18 de dezembro de 2013



Ontem antes de dormir pensei a quem escreveria essa carta; a quem dedicaria as minhas palavras; hoje acordei e ainda estava sem a resposta a essa indagação...mas creio que nada é por acaso, abro um livro que aprecio muito (Muito Mais Que Palavras- Philips Yancey e James Calvin Schaap)  e encontro a resposta: 'o tempo'; pra alguns ele é tão traiçoeiro, brutal, devastador; pra outros ele é cúmplice, amigo, amável professor.
 
E eu li um trecho do poema de John Milton que ele escreveu ao completar vinte três anos, nos agraciando com essas palavras que denotam a sua insatisfação por sua vida,  por tão poucas realizações até aquele presente momento; e o tempo estava o alertando do desperdício dessa dádiva divina ofertada:
 
'O tempo, que é um ladrão defraudador,
 
 Levou voando meus vinte três anos.
 
Vão se meus dias em ritmos insanos.
 
 E a primavera acaba e não há flor'.
 
 
E quando eu li esse poema imediatamente me reportei para o dia de ontem, meditando o quanto o tempo emite sinais imperceptíveis e sutis para cada um de nós; e se não nos detivermos com tempo para observar e captar  o que ele quer nos alertar, ensinar...Recebi um e-mail de um amigo, com congratulações natalinas; mas também ele fez um pedido aos seus amigos que meditassem na letra da música de Caetano Veloso, ' Oração ao Tempo';  de tardinha me detenho em observar a foto de um lindo menino postada num site; uma foto em branco e preto, talvez bem antiga; mas que me fez devanear e pensar...quais as lições que o tempo legou a essa pura criança, uma lousa ainda branco; será que o tempo, no transcorrer  dos anos foi o seu aliado ou o seu algoz?
 
Também ao olhar essa foto pensei em mim mesma, a menina que eu fui antes; aquela que dava a mão ao seu  pai,  e acreditava que na  sua presença, eu estaria bem, sadia, em paz e feliz...mas o tempo não se detém na nossa infância querida; o tempo passa veloz demais e nos ensina que viver é saber conviver com a dor; pois ela é nossa madrasta; e o tempo é o nosso bálsamo, que sempre alivia os seus açoites e  as suas reprimendas.
 
Aprendi, com a convivência prazerosa de meu pai amado, uma preciosa lição: o tempo é a plataforma da vida, local que fico esperando meu Pai me ensinar a nadar; pois sei que o mar traga quem não tempo para aprender a nadar!
 
Meditando sobre o tempo, não posso deixar de pensar que mais um ano está esvaindo; mas um ciclo está se fechando; ontem eu era menina, tão faceira e risonha, agora uma mulher madura, marcada pelo tempo; ele me circunda e adorna a todo momento; olho minha face no espelho, e constato, a cada dia, o quanto estou me transformando, a cada sinal de expressão ou até tristeza, percebo um alerta do tempo, que meu físico está sofrendo com os atritos da minha caminhada; e que um dia, de acordo a vontade de Deus, meu corpo descansará, e não terei mais o fôlego da vida, o sopro inspirador e benigno do Senhor; então meu corpo que fenece, sofre, degrada, envelhece, voltará ao pó, local adequado para a matéria sujeita a morte e a deterioração.
 
'O tempo quando percebi passou; absorta estava com apenas um contratempo'.
 
Também percebo que através do tempo o Espírito Santo interage comigo e realiza a Sua grandiosa obra dentro de mim; me consolando, me erguendo quando as minhas pernas fraquejam, quando por mim mesma não tenho mais forças para continuar; e o meu Amigo Fiel me exorta a continuar, pois ainda tenho a minha cota preciosa de tempo para realizar, compartilhar; minha esperança não será malograda e sei que chegará o grandioso Dia que verei o meu Rei, face a face, e me deleitarei com a Sua formosura e o Seu esplendor; sei que o tempo coopera para aqueles que O amam, acreditam nEle e obedecem os Seus decretos. Rm 8:28
 
Continuando a meditar... percebo  que o tempo transcorrido sempre sinalizará o quanto ainda estou longe do meu amado Pai; Ele é a eternidade revelada sem nenhum limite de tempo; a cada dia que vivo sei que se aproxima o momento do nosso encontro; de ser libertada do liame do tempo, da ilusão de vincular a minha vida a cronometragem do relógio e do calendário;  que são como flechas certeiras atiradas sobre o meu coração, alheias a minha vontade, e sempre me relembram essa distância e separação tão dolorosa do Seu abraço libertador, abençoador.
 
Escrevendo sobre o tempo, não posso deixar citar e alertar sobre os sinais contidos na Bíblia sobre esse tema abordado nessa carta:
 
*Não podemos fugir do tempo mau, mas podemos crê que o Senhor está ao nosso lado, como um escudo protetor diante dos acontecimentos que se delineiam a cada dia. Sl 37:39; Am 5:13
 
*Nem tampouco podemos fugir do tempo, do dia da nossa morte. Jó 5:26
 
*Que existe o tempo do servo ser humilhado, mas existe o tempo do servo ser exaltado por Deus. 1 Pe 5:6
 
*Que é imprescindível vigiar e orar, pois o tempo urge, e a qualquer momento, o Senhor está voltando para nos arrebatar e nos livrar, pra sempre, do jugo opressor do tempo; pois ao Seu lado viveremos o eterno tempo presente abençoado; e devemos estar atentos, pra não sermos surpreendidos, praticando iniquidades, sendo néscios(as),  sem mais tempo de sermos agraciados com essa dádiva, maior deleite. Mt 16:2; Mc 1:15; 13:33
 
*Que temos de exaltar o santo nome do Senhor, apregoando, a todo tempo, os Seus sinais e maravilhas; compartilhando a Palavra da Salvação. Jó 27:10; 2 Tm  4:2
 
*Há tempo determinado para realização de cada propósito de Deus; e devemos ter sabedoria e discernimento espiritual para vivermos adequadamente cada um desses momentos, fases da vida, segundo a Sua soberana vontade. Nm 9:2; Ec 3: 2-8; Sl 102:13; Sl 104:27; Sl 145:15; Dn 11:35; Ag 1:2; Gl 4:2; 2 Ts 2:6
 
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1
 
*Existe o tempo para que a natureza se rebele as agressões cometidas contra ela--desmatamentos, poluições, queimadas, etc. Jó 6:17
 
*Há tempo da ira de Deus, quando Ele punirá os ímpios, os injustos; a Sua destra se levantará e o Juízo será aplicado, através do Seu Filho amado Jesus Cristo, sobre os moradores da terra. Dn 8:19; Dn 12:9; Ap 2:21
 
*Que em todo o tempo de vida que dispomos, devemos guardar, praticar e obedecer os sagrados mandamentos de Deus. Êx  13:10
 
* E o mais importante sinal e alerta é que HOJE é o tempo, o dia da salvação!
 
(Porque diz:Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação). 2 Coríntios 6:2
 
Enfim para concluir essa carta deixo um apelo, um desejo sincero a todos que lerem essa carta; sejam compelidos, convencidos pelo Espírito Santo a entregarem as suas vidas na mão do Senhor dos Tempos--Deus; e  também anexo a ela pensamentos de outras pessoas que meditaram sobre esse tema igual a mim.
 
 
'O tempo é vestígio da eternidade'. (Santo Agostinho)
 
'O tempo é a imagem móvel da eternidade imóvel.' (Platão)
 
'O tempo é o  mais sábio dos conselheiros'. (Plutarco)
 
'O tempo não se ocupa em realizar as nossas esperanças:
 faz o seu trabalho e voa'. (Eurípedes)
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário