terça-feira, 9 de dezembro de 2014

DESAFIO: 10º DIA!


 
 
 
 
10º DIA
 
PASSAGEM EXPANDIDA: MATEUS 21:1-17
 
 
***JESUS OS EXPULSOU
 
 
 
MATEUS 21:12-17
 
 
12-14        Jesus foi direto ao templo e expulsou todos os que faziam comércio ali. Ele derrubou as mesas dos agiotas e as bancas dos vendedores de pombas, citando este texto:
 
                         Minha casa foi designada casa de oração;
                         Mas vocês a transformaram em ponto de encontro de ladrões.
 
                 Agora havia espaço para os cegos e aleijados se reunirem. Eles vieram a Jesus, e ele os curou.
 
 
15-16               Os líderes religiosos, vendo os atos chocantes de Jesus e que as crianças corriam e gritavam pelo templo: ''Hosana ao Filho de Davi'', foram repreendê-lo: ''Está ouvindo o que essas crianças estão dizendo?''.
 
                        Jesus respondeu: ''Sim, eu as ouço. E vocês nunca leram na Palavra de Deus: 'Da boca das crianças e dos bebês vou preparar um lugar de louvor'?''
 
  17                  Aborrecido, Jesus saiu dali e foi para a cidade de Betânia, onde passou a noite.
 
 
LEIA
 
Leia a passagem em voz alta
 
 
PENSE / ORE
 
Imagine que você está presente quando Jesus chega ao templo removendo o que não pertence a este. Para estimular a sua imaginação, leia a passagem uma segunda vez, mas depois coloque o livro de lado, feche os olhos e veja a si mesmo como parte da cena.
 
Quem é você? Onde você está? Sinta o incenso e a fragrância da carne dos animais sacrificados, queimados. Dê um salto ao ouvir o grande barulho do arrastar das mesas e a fúria na voz de Jesus enquanto eco no silêncio estonteante. Como são as expressões dos rostos à sua volta?
 
Agora permita que os cegos e aleijados sejam o seu foco. Veja Jesus os curando. Ouça as vozes das crianças enquanto brincam e gritam: ''Hosana!''. Qual é a sua reação a elas, à interação de Jesus com os deficientes e à indignação dos líderes religiosos? (Inclua não somente a sua reação mental, mas também a sua reação física , se houver alguma).
 
Agora siga Jesus enquanto Ele sai da cidade, ainda enfurecido. Imagine-O iniciando uma conversa com você sobre os acontecimentos daquele dia. Imagine que Ele tenha pedido a você um parecer. Diga a ele.
 
VIVA
 
Na obra de C. S. Lewis: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, o leão Aslan, ''não é manso. Mas ele é bom''. 1
 
Medite nessa colocação à luz do que você acabou de ler sobre Jesus. Como essa visão de Jesus--que às vezes faz coisas que são dolorosas para nós--altera sua percepção de quem ele é? De que forma isso afeta o seu relacionamento com Ele?
 
1.  C.S. Lewis, The Lion, the Whish and Wardrobe (London: HarperCollins, 1998), 75.
 
 
 
 
*** Trechos da  Introdução ao Novo Testamento :
 
Solo. Um a um. Apenas você e Deus.
 
Este livro foi feito para lhe ajudar a desenvolver o hábito do método lectio divina. Para os que são novos na disciplina, vários estudos devocionais foram criados especificamente para ajudar a começar uma busca que durará por toda vida. Tais estudos estão marcados com ***. Além disso, apesar de o lectio divina enfatizar a familiarização com a Palavra de Deus integralmente e não o foco em apenas uma parte específica, haverá momentos em que é preciso ouvir a voz de Deus sobre um assunto em particular. Para esses momentos, nós providenciamos um índice de tópicos que lhe guiará em um devocional que talvez seja exatamente o que você precisa.
 
Os devocionais Solo foram feitos para lhe ajudar a ouvir o que Deus diz por meio de Sua Palavra. Você verá que, a cada sete dias, há um destaque para que estes sejam dias de reflexão, isto é, um momento para relaxar e deixar Deus guiar seus pensamentos e orações em referência aos temas e conteúdos da Palavra da semana anterior. Não tenha medo de refletir e não tenha medo de reler. A cada vez que ler esses devocionais, você descobrirá que Deus tem algo novo a dizer pois, mesmo Ele sendo sempre o mesmo, mudamos um pouquinho a cada dia enquanto somos moldados à Sua maneira.
 
E assim começa a jornada.
 
 
(Extraído do Livro: Solo-A Mensagem: Solo Novo Testamento- Eugene H. Peterson, Jan Johnson, J.R. Briggs, Katie Peckham)
 
 
 
 
 
 
 
 
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário