segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

DESAFIO: 23 º DIA!

 
 
 
23º DIA
 
PASSAGEM EXPANDIDA: LUCAS 7:36-50
 
 
 
VOCÊS VEEM ESTA
MULHER?
 
 
 
                LUCAS 7:37-47
 
37-39      Uma mulher, prostituta na cidade, tendo ouvido que Jesus era convidado do fariseu, apareceu no jantar com um frasco do perfume muito caro e derramou-o nos pés de Jesus. Chorando muito, derramava lágrimas sobre os pés dele. Soltando os cabelos, enxugou os pés do Senhor, beijou-os e os ungiu com um perfume. Quando o fariseu, dono da casa, viu a cena, disse consigo mesmo: ''Se este homem fosse o profeta que pensei, saberia que tipo de mulher ela é''.
 
40            Jesus lhe disse: ''Simão, tenho algo para dizer a você''.
 
                ''É mesmo? Diga-me.''
 
41-42       ''Dois homens deviam a um banqueiro. Um devia quinhentas moedas de prata; e outro, cinquenta. Nenhum dos dois tinha como pagar, por isso o banqueiro perdoou a dívida de ambos. Qual deles teria ficado mais agradecido?''
 
43-47        Simão respondeu: ''Acho que aquele que recebeu o perdão maior''. ''Tem razão'', disse Jesus. Então, voltou-se para a mulher, mas, ainda falando a Simão, perguntou: ''Vê essa mulher? Eu vim à sua casa, e você não me trouxe água para os pés; ela, porém, derramou lágrimas nos meus pés e os enxugou com os cabelos. Você nem me cumprimentou direito, mas, desde a hora em que cheguei aqui, ela não se cansa de beijar meus pés. Você não me recebeu como é nosso costume, derramando azeite em minha cabeça, mas ela perfumou meus pés. Não foi assim mesmo? A razão de tudo é que ela foi perdoada de muitos pecados, por isto está tão agradecida. Quem recebe pouco perdão mostra pequena gratidão''.
 
 
 
LEIA
 
Leia a passagem lentamente, observando os personagens e ações principais na história. Imagine os sons, cheiros e visões do cenário.
 
 
 
PENSE
 
Agora escolha um personagem com quem você mais se identifica--o fariseu, a meretriz da cidade ou um observador--e leia a história novamente. Adentre o espaço em sua imaginação vivenciando tudo a partir da perspectiva daquela pessoa. Ouça as conversas. Sinta o silêncio no lugar onde os pés de Jesus são gentilmente lavados. Agora ouça Sua voz e observe a Sua face enquanto Ele fala. O que você sente? Que pensamento perpassam sua mente?
 
 
ORE
 
Oswald Chambers disse: ''Se o amor humano não levar o homem além de si mesmo, então não é amor. Se o amor for sempre discreto, sábio, sensato e calculista, nunca sendo levado além de sí mesmo, não é amor. Pode ser afeição, sentimento cordial, mas não tem em si mesmo a verdadeira natureza do amor'' 3.
 
Pense sobre o grau de constrangimento ou abandono que você mostra em relação a Jesus (e a outras pessoas). Pondere as decisões conscientes e inconscientes que você toma a respeito de como age nesse relacionamento. Quando as emoções repentinas lhe abalam? O que faz quando isso acontece? Sob que circunstâncias você estabelece limites ou os retém? Que expectativas ou medos controlam suas decisões? Compartilhe isso com Jesus. O que você precisa poderia fazer hoje para incorporar a natureza intrínseca do amor?
 
 
 
*3  Oswald, Chambers. Tudo para Ele (Minas Gerais: Editora Betânia, 2004)
 
 
(Extraído do Livro: Solo-A Mensagem: Solo Novo Testamento- Eugene H. Peterson, Jan Johnson, J.R. Briggs, Katie Peckham)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário