sábado, 20 de dezembro de 2014

DESAFIO: 22 DIA! (21.12.2014)

 
 
22º DIA
 
PASSAGEM EXPANDIDA: LUCAS 6:27-30
 
 
 
O PECADOR QUE NÃO
CORRE DA MOENDA
 
 
 
          LUCAS 6:27-36
 
27-30     ''A vocês que estão preparados para a verdade, digo o seguinte: amem seus inimigos. Deixem que tirem o melhor de vocês, não pior. Se alguém fizer mal a vocês, reajam com a força da oração. Se alguém bater no seu rosto, ofereçam-lhe o outro lado. Se alguém tomar a sua camisa, deem-lhe de presente o melhor casaco. Se alguém aproveitar-se de vocês, para levar vantagem injustamente, aproveite a ocasião para praticar a vida do servo. Nada de pagar na mesma moeda. Vivam generosamente.
 
31-34           ''Aqui está um guia simples e objetivo de conduta: pergunte a você mesmo o que quer que os outros façam a você, e, então, faça o mesmo a eles. Se tudo que vocês fazem é amar apenas quem é amável, que recompensa esperam receber? Qualquer um pode fazer isso. Querem uma medalha por cumprimentar apenas os que são simpáticos com vocês? Qualquer pecador desqualificado age assim. Vocês dão apenas esperando algo em troca? Só agem quando há interesse e lucro? O pior dos agiotas age assim.
 
35-36          ''Digo a vocês: amem seus inimigos. Não esperem retorno de suas doações nem ajuda que prestarem. Garanto que nunca irão se arrepender. Assumam sua identidade, criada por Deus. Procurem imitá-lo? Vejam como se relaciona conosco, como ele é generoso e bondoso, mesmo quando fazemos o mal. Sejam bondosos uns com os outros, pois o nosso Pai age com bondade com vocês. ''
 
 
 
LEIA
 
Leia a passagem lentamente e em voz alta.
 
 
 
PENSE
 
Leia a passagem em voz alta uma segunda vez, mas coloque-se no lugar de Jesus. Entre na passagem e leia como se estivesse realmente lá;  diga as palavras e expressões da forma como Ele teria dito. Gentilmente, talvez? Cordialmente? Quem sabe apaixonadamente?
 
 
                  Leia a passagem em voz alta mais uma vez, mas agora coloque-se no lugar dos ouvintes de Jesus: você está sentado na fileira da frente e Jesus fala e olha diretamente para você.
 
                  1. Se Jesus tivesse lhe falado em palavras, o que elas significariam?
 
                  2. Que palavras se destacam para você?
 
                  3. O que Jesus estaria querendo lhe dizer?
 
 
 
ORE
 
Agradeça ao nosso querido Deus por amar Seus inimigos. Agradeça-O  por lhe amar quando você age como se não O conhecesse. Leia as palavras que se destacaram para você (ver questão 2) e parafraseie-as para Deus em oração.
 
 
 
VIVA
 
Medite silenciosamente e imagine o tipo de pessoa que você seria se tivesse que:
 
  • deixar os seus inimigos ''tirarem o melhor de vocês'';
  • responder as pessoas com a energia da oração;
  • ''praticar a vida de servo'' quando alguém é injusto;
  • ''viver generosamente'';
  •  dar sem esperar receber.      
 
 
(Extraído do Livro: Solo-A Mensagem: Solo Novo Testamento- Eugene H. Peterson, Jan Johnson, J.R. Briggs, Katie Peckham)                    
 
 
 
 
 
                         
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário