segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

DESAFIO: 9º DIA!

 
 
9º DIA
 
PASSAGEM EXPANDIDA: MATEUS 18:21-19:9
 
 
O CORAÇÃO SENSÍVEL
 
 
 
 
MATEUS 19:3-9
 
 
 
3           Um dia, os fariseus vieram provocá-lo : '' É permitido um homem divorciar-se da esposa por qualquer razão?''.
 
4-6         Ele  respondeu: ''Vocês leram que o Criador, no plano original, fez o homem e a mulher um para o outro, macho e fêmea? Por causa disso, um homem deixa pai e mãe e une-se à sua esposa, tornando-se uma carne com ela. Não são mais dois, mas apenas um. Deus criou uma união tão perfeita, que ninguém pode ter a ousadia de profaná-la, separando-os''.
 
7            Eles retrucaram: ''Se é assim, por que Moisés ordenou que o marido mandasse sua mulher embora, dando-lhe uma certidão de divórcio?''
 
8-9         Jesus disse: ''Moisés deixou o divórcio apenas uma concessão por causa do coração duro de vocês, mas era parte do plano original de Deus. Estou apresentando o plano original. Assim, se alguém se divorciar de uma esposa fiel e se casar com outra pessoa, a responsabilidade do adultério recairá sobre ele. A única exceção é caso quando uma das partes comete imoralidade sexual''.
 
 
LEIA
 
Leia a passagem lentamente em voz alta. Medite nesse ensinamento como um exemplo que Jesus deu de um ensino maior sobre o perdão.
 
 
PENSE
 
Mateus registrou a passagem logo depois que Jesus contou a parábola sobre o servo que foi perdoado mas não conseguiu perdoar alguém que o prejudicou superficialmente.
 
Imagine-se lá enquanto Jesus ensina. Conhecemos a parábola pessoas de coração duro. Enquanto você lê a passagem novamente, leve em consideração que nós nos divorciamos das pessoas de maneiras diferentes--deixando a igreja, abandonando um projeto, abandonando uma amizade. (Se desejar, leia Mateus 18:23-35) ou tente recordar a parábola do servo que não tece misericórdia. Tente sentir a dureza do coração daquele servo.)
 
1. O que realmente significa a dureza do coração?
 
2. Como a dureza de coração para com os outros viola a vontade de Deus para todos nós?
 
3. Em que partes da sua vida a dureza de coração para com os outros viola a vontade de Deus para todos nós?
 
4- O que Deus exige que você faça para cultivar um coração sensível?
 
 
ORE
 
Peça a Deus que traga à sua mente aqueles que lhe imploram: ''Dê-me uma chance'' (veja Mateus 28:26, 29). Tente imaginar-se tendo misericórdia dessas pessoas. Se parecer impossível, peça a Deus que derrame amor em seu coração.
 
 
VIVA
 
Medite silenciosamente diante de Deus. Endureça o coração--como isso reflete em seu corpo? Suavize seu coração--como seu corpo reagiu? Continue suavizando o coração por alguns minutos.
 
 
 
 

(Extraído do Livro: Solo-A Mensagem: Solo Novo Testamento- Eugene H. Peterson, Jan Johnson, J.R. Briggs, Katie Peckham)




 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário